A cidade de Pirapora do Bom Jesus tem uma importância vital na formação do chamado samba de bumbo, identificado também como samba campineiro ou samba rural paulista. Os milagres atribuídos à imagem do Senhor Bom Jesus encontrada nas águas do Rio Tietê em 1725 fizeram com que se tornasse ponto de uma intensa peregrinação de devotos, romeiros e piraporeanos.

Geralmente, identificavam-se como devotos e romeiros os indivíduos brancos, advindos de inúmeras cidades, que participavam das atividades religiosas “oficiais” da Festa do Padroeiro para cumprirem promessas e se hospedavam nos hotéis. Já como piraporeanos eram chamados os negros, embora viessem de cidades tais como Campinas, Piracicaba, Tietê, Rio Claro, entre outras. Estes foram trazidos pelo fluxo de mão de obra escravizada para a região durante os séculos XVIII e XIX decorrente de fatores tais como o declínio das plantações de café do Vale do Paraíba Fluminense e Paulista e anteriormente das áreas produtoras de açúcar no Nordeste. Tais fatos, somados aos efeitos da Lei Eusébio de Queirós, de 1850, proibindo o ingresso de escravos no Brasil, fizeram aumentar o tráfico ilegal interno para as fazendas de café da região chamada antigamente de “Oeste paulista”.

Como um dos resultados deste fluxo, temos a formação do chamado samba rural paulista, samba campineiro ou samba de bumbo, fruto da incorporação do bumbo, de origem ibérica, à musicalidade dos negros bantos, os quais adaptaram o modo de tocar o instrumento à rítmica africana, rica em síncopas e polirritmias.

Este fenômeno em muito se deve às festas do catolicismo realizadas em Pirapora, em particular as de Nossa Senhora das Dores e do Bom Jesus, realizadas nos dias 5 e 6 de agosto, respectivamente, a partir do momento em que foram adotadas pelos negros, que passaram a realizar uma festividade paralela nos barracões, mantidos pelos padres, onde se hospedavam e se alimentavam. Nos dias em que ali permaneciam, os diversos “batalhões” negros advindos de diversas localidades se “desafiavam” por meio dos cantos improvisados, marcados pela presença do bumbo e outros instrumentos de percussão.

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