ASSIM ME CONTARAM...ASSIM VOS CONTEI Geraldo Tartaruga

Contos tradicionais

Geraldo Tartaruga

Contador de histórias por ofício, sina e opção de vida, Geraldo Tartaruga, como gosta de ser chamado Geraldo Alves da Silveira, herdou de família a arte de contar histórias. O pai e o irmão, João Tartaruga, contavam histórias e eram respeitados pela comunidade como narradores locais. Além dos contos, Geraldo Tartaruga aprendeu com o irmão a arte de retratar os personagens das histórias em bonecos de barro, tendo como fundo e cenário uma cabaça pintada. Retrata também em quadros muitos contos, festas e o povo de São Luíz e ainda, com o uso de objetos e sucatas, retrata sacis, mulas-sem-cabeça, a caipora e outros personagens da cultura popular. Como reconhecimento de sua obra, já participou com seus quadros de exposições e mostras de artistas naif, além de encontros nacionais e internacionais de contadores de histórias.

Giba Pedroza

Giba Pedroza é contador de histórias e pesquisador de literatura infantil e tradição oral há mais de vinte anos. É autor dos livros Alecrim Dourado e Outros Cheirinhos de Amor, com Lenice Gomes e A Lenda do Preguiçoso e Outras Histórias, publicados pela Editora Cortez. Lançou em dezembro de 2007 o CD “Contos de Todos os Cantos”, com canções, poemas e contos da literatura infantil e da tradição oral de diversos países.

Henry Durante

Brincante, pesquisador, produtor e editor, Henry Durante é autor do livro-CD “De São Luis a São Luiz”, abordando a musicalidade tradicional das cidades de São Luis do Maranhão e São Luiz do Paraitinga, SP, produtor dos CDs Congada de Santa E gênia (Mogi das Cruzes, SP), Jongo Mistura da Raça (S. J. Campos, SP) e Samba de Bumbo Vovô da Serra do Japi (Pirapora do Bom Jesus, SP).

donwload  CAPA

download MIOLO